Hanseníase: Aspectos, tratamento e transmissão
- Agência 3D Propaganda Serviços
- 31 de jan. de 2023
- 2 min de leitura

A Hanseníase atinge milhares de pessoas todos os anos, causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, que atinge de forma majoritária a pele e alguns nervos periféricos, perdendo a sensibilidade térmica, dolorosa e tátil! Ela pode ser classificada como hanseníase indeterminada, tuberculóide, dimorfa e virchowiana!
O tratamento da doença é através de medicamentos antibióticos, chamado PQT, fornecido gratuitamente pelo SUS, com a função de extinguir o bacilo causador da hanseníase. O tratamento varia de 6 meses ou 1 ano tratamento conforme classificação da doença! É importante destacar que o tratamento não deve ser interrompido e que a transmissão do bacilo é cortada já na primeira dose!!
O diagnóstico da hanseniase é eminentemente clínico e os sinais e sintomas mais conhecidos são:
➡ Surgimento de manchas de cores variadas nas diferentes partes do corpo, que geralmente estão associadas a uma diminuição ou perda de sensibilidade ao toque, temperatura e à dor,
➡ Ausência de pelos em certas partes do corpo;
➡ Suor que para de acontecer nas regiões onde é comum;
➡ Dormência em partes do corpo;
➡ Caroços que surgem nas mãos e orelhas;
➡ Formigamento nas mãos, pés, braços e pernas;
➡ Inchaços em mãos e pés;
➡ Feridas que aparecem nos membros;
➡ Febre;
➡ Dor nas juntas;
➡ Sangramentos nasais recorrentes;
➡ Diminuição da força muscular;
➡ Ressecamento dos olhos.
A transmissão da doença ocorre pelo ar, através do contato com as secreções do paciente. Mas, é importante a consciência de que NEM TODO MUNDO que entra em contato com a hanseníase desenvolve a doença, pois é necessário um período de contato expressivo com a bactéria para desenvolvê-la e susceptibilidade!!
Para mais informações, consulte os especialistas da Clínica Climed, em Montes Claros. Conscientize-se! Hanseniase tem cura!!




Comentários