Obesidade : Até onde o aceitável é saudável
- Agência 3D Propaganda Serviços
- 20 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

A obesidade vai muito além de gordurinhas espalhadas pelo corpo, ocasionadas por uma alimentação calórica que ultrapassa o valor do gasto energético diário. Para determinar o grau de obesidade é necessário calcular o IMC (índice de massa corpórea) e, a partir disso, passa a ser dividida em graus, sendo eles:
1️⃣ Grau 1: IMC entre 30 e 34,9.
2️⃣ Grau 2: IMC entre 35 e 39,9.
3️⃣ Grau 3 (obesidade mórbida): IMC acima de 40.
A gordura presente no organismo pode desencadear outras séries de comorbidades, como hipertensão, artrite, apneia, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e até derrame. Por isso, é importante controlar o peso através de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.
Para identificar as causas, é necessário analisar os hábitos diários de cada indivíduo. As principais são:
➡ Hábitos alimentares: dieta baseada em fast food, açúcar, bebidas de alto teor calórico e alcoólico.
➡ Inatividade: o estilo de vida sedentário faz a pessoa não queimar as calorias necessárias.
➡ Problemas médicos | Problemas emocionais/psicológicos: como a síndrome de Prader-Willi, a síndrome de Cushing e outras condições que levam à inatividade física.
➡ Genética: pode afetar na distribuição da gordura no corpo.
➡ Medicamentos e mudanças hormonais e metabólicas.
Aliás, a obesidade também pode ser classificada como:
Homogênea: a gordura é depositada de forma homogênea em membros inferiores e superiores, também na região abdominal.
Andróide: é caracterizada no sexo masculino, ou mulheres após a menopausa, através do acúmulo de gordura na região torácica e abdominal. Atenção, essa classificação é fator de risco para problemas cardiovasculares.
Ginecóide: com maior indice no sexo feminino, o acúmulo de gordura ocorre na região inferior do corpo, concentrando nas nádegas, coxas e quadril.
O Dr. Murilo Lages tem se empenhado na luta contra a obesidade junto a seus pacientes, incentivando-os a adoção de hábitos mais saudáveis, a prática de atividades físicas regulares e tratamentos eficazes que garantem resultados a longo prazo.
Para obter resultados, é necessário um acompanhamento médico eficaz e centrado no problema. Conte com a Clínica Climed, em Montes Claros.




Comentários